sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TRANSFORÇÃO SOCIAL

A informática veio para realmente fazer a mudança na educação e na vida das pessoas, pois tudo que vivemos é movido através da mesma. Quem não quiser parar no tempo, se faz necessário acompanhá-la. A tecnologia não só facilita a vida de uma sociedade, ela cria no ser humano sensações de satisfação e desejo de conhecimento.
Hoje ser professor tornou uma responsabilidade ainda maior diante desta tecnologia para quem trabalha há anos com a antiga grade curricular e que deve aderir à nova. Eu como educadora não só devo aderir a este processo de mudança, como quero.
Claro! A tecnologia está sempre avançando e nós como educadores devemos avançar e fazer com que os alunos também caminhem. Mas tudo tem limites; não deixar para traz o que vem sendo trabalhado desde o inicio "calor humano" é fundamental. A tecnologia veio para incrementar, contribuir e não abolir o que já vem sendo feito há tantos anos, tomamos consciência disso.
Não possuo nenhum tipo de resistência, tenho facilidade com a mesma, mas não nego que vejo que ela causa certo distanciamento para com os seres humanos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Musica: TECNOLOGIA




TECNOLOGIA

Tecnologic, tecnologic, tecnologic
Tecnologia, tecnologia, tecnologia

O que fazer se já nascemos dependentes
O que fazer se o envolvimento com o mundo virtual e eminente
Tecnovida e o que vivemos
Ela constrói
Ao mesmo tempo
Que destrói
Olha hardware olha o software
Que linguagem essa
E a nova língua que todo mundo esta nessa

Tecnologic, tecnologic, tecnologic
Tecnologia, tecnologia, tecnologia

Hoje tive que engolir tecnologia
Amanha vou ver tecnologia
Quem sabe mais tarde vou ir à tecnologia

Tecnologic, tecnologic, tecnologic
Tecnologia, tecnologia, tecnologia


Autora: Walzeane Aparecida de A. Lima

domingo, 23 de agosto de 2009


A TECNOLOGIA

"Estou convencido que nem a ciência nem a tecnologia podem satisfazer as necessidades espirituais a que todas as possíveis religiões procuram atender."
( Arnold Toynbee ).

Não é mais obscuro o tema tecnologia, onde todos falam, tem acesso e participa. Ela ainda não se tornou igualitária para todos, mas já esta abrindo espaço a grande parte do publico.
A tecnologia veio para resolver problemas com os quais antigamente seria impossível ou difícil de serem realizados. Ela abrange o desde o mais simples ao complexo do objeto, ou situação.
Diante de tantas vantagens, ela ainda e julgada pela questão da causa do desemprego, poluição etc.
É difícil agradar a todos; mesmo diante disso, a sociedade absorve a cada dia grande parte desta tecnologia. O homem tem sede e procura acompanha-la em seu desenvolvimento.
Muitas vezes a sociedade, passa despercebida, desvalorizada diante de tanta inovação, por meio da mídia.
Mas a tecnologia veio pra melhorar, basta que saibamos usa-la de maneira adequada.
O quarto Poder
Muito Além do Cidadão Kane
Resenha

O filme, QUARTO PODER, tem como fator principal a questão da mídia, o avanço e a desvalorização do ser humano diante da mesma; mostrando o poder que a mesma tem em cima da opinião publica, criando jogos de emoções como o ser humano.
No episodio, têm-se como personagens principais, Max Brackett (repórter) e Sam Baily (ex-funcionario). De um lado, um homem desempregado e desesperado por ter perdido seu emprego, onde o mesmo usa de suas próprias forças para tentar resolver sua situação financeira, temendo receber seu emprego de volta; mas infelizmente recebe um não como resposta e apropriou-se de uma atitude drástica (arma) na qual resultou em prejudicar-se mais, fazendo a sua ex-chefe e crianças que freqüentava o museu durante o fato, de reféns. E de outro lado, um repórter obcecado pela fama e prestígios, afirmando que poderia ajudar contribuir na situação para que Sam saísse sem ser prejudicado. Através disso a matéria foi-se aumentando, pois Max cobria a matéria mostrando ao publico que Sam não era criminoso.
Apartir daí a historia não é somente um caso assistido pela policia, mas de toda sociedade.
Diante disto, tanto o repórter quanto Sam, desejavam manter seu emprego só que de maneiras insensata.
A mídia tem como obrigação divulgar o que esta acontecendo, com seriedade, clareza e agilidade. Mas no filme ela tornou-se um empecilho na solução do caso.
Isso não acontece somente em filmes, mas esta acontecendo em nossa vida real.
Um caso que poderia ser tratado acredito que seja o caso da jovem Eloá de 15 que foi mantida refém por 100 h pelo seu ex-namorado em Santo André; na rede o destaque era este, e vejam o resultado que deu: Morreu!
A mídia não esta preocupada com o ser humano e sim com status e audiência.
Acredito que nos dois casos aqui mencionados, se a mídia não tivesse interferido no fato tão diretamente, tudo poderia ter sido resolvido de maneira diferente.
Este filme compara-se também com o documentário de MUITO ALEM DO CIDADAO KANE, bastante interessante, onde mostra como é realmente o trabalho da mídia. Nós que estamos em casa, simplesmente curtimos o que se passa na TV, acha tudo perfeito, mas por quê? Porque a mídia só mostra o que os convêm, o que é bonito ou o que dá lucro a eles. Enquanto existem pessoas em péssimas circunstancias de vida na qual não são divulgados na rede de comunicações. E nós nos tornamos o que a mídia quer.