domingo, 23 de agosto de 2009

O quarto Poder
Muito Além do Cidadão Kane
Resenha

O filme, QUARTO PODER, tem como fator principal a questão da mídia, o avanço e a desvalorização do ser humano diante da mesma; mostrando o poder que a mesma tem em cima da opinião publica, criando jogos de emoções como o ser humano.
No episodio, têm-se como personagens principais, Max Brackett (repórter) e Sam Baily (ex-funcionario). De um lado, um homem desempregado e desesperado por ter perdido seu emprego, onde o mesmo usa de suas próprias forças para tentar resolver sua situação financeira, temendo receber seu emprego de volta; mas infelizmente recebe um não como resposta e apropriou-se de uma atitude drástica (arma) na qual resultou em prejudicar-se mais, fazendo a sua ex-chefe e crianças que freqüentava o museu durante o fato, de reféns. E de outro lado, um repórter obcecado pela fama e prestígios, afirmando que poderia ajudar contribuir na situação para que Sam saísse sem ser prejudicado. Através disso a matéria foi-se aumentando, pois Max cobria a matéria mostrando ao publico que Sam não era criminoso.
Apartir daí a historia não é somente um caso assistido pela policia, mas de toda sociedade.
Diante disto, tanto o repórter quanto Sam, desejavam manter seu emprego só que de maneiras insensata.
A mídia tem como obrigação divulgar o que esta acontecendo, com seriedade, clareza e agilidade. Mas no filme ela tornou-se um empecilho na solução do caso.
Isso não acontece somente em filmes, mas esta acontecendo em nossa vida real.
Um caso que poderia ser tratado acredito que seja o caso da jovem Eloá de 15 que foi mantida refém por 100 h pelo seu ex-namorado em Santo André; na rede o destaque era este, e vejam o resultado que deu: Morreu!
A mídia não esta preocupada com o ser humano e sim com status e audiência.
Acredito que nos dois casos aqui mencionados, se a mídia não tivesse interferido no fato tão diretamente, tudo poderia ter sido resolvido de maneira diferente.
Este filme compara-se também com o documentário de MUITO ALEM DO CIDADAO KANE, bastante interessante, onde mostra como é realmente o trabalho da mídia. Nós que estamos em casa, simplesmente curtimos o que se passa na TV, acha tudo perfeito, mas por quê? Porque a mídia só mostra o que os convêm, o que é bonito ou o que dá lucro a eles. Enquanto existem pessoas em péssimas circunstancias de vida na qual não são divulgados na rede de comunicações. E nós nos tornamos o que a mídia quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário